Por que Pelé nunca disputou uma olimpíada?
![]() |
👍Com a camisa do Cosmos EUA👈 |
Como que o melhor jogador de futebol de todos os tempos jamais participou de uma edição de Jogos Olímpicos, o maior evento poliesportivo do planeta? Na época em que o Rei, que completa 80 anos nesta sexta-feira, jogava, as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI) eram bem claras: os atletas profissionais, ou seja, aqueles que ganhavam dinheiro com o esporte, não podiam participar das Olimpíadas. E o Pelé, claro, desde o início da carreira já tinha um aporte financeiro. Essa regra não era exclusiva do futebol. Os jogadores de basquete da NBA, por exemplo, não podiam jogar. O tênis, por ter se profissionalizado a partir do fim dos anos 1960, ficou fora do programa olímpico até 1988. No ciclismo, os destaques do tradicional Tour de France, também não competiam nas Olimpíadas.
![]() |
👉Pelé campeão na copa da Suécia em 58 |
Nas Olimpíadas de 1956, disputadas em Melbourne (Austrália), Pelé tinha só 15 anos, e ainda não era cogitado nem mesmo para uma seleção de atletas não profissionais. Aliás, a seleção nem se classificou para aquela edição. Quatro anos depois, Pelé já era um campeão mundial e o melhor jogador do mundo, então nem poderia ser convocado para as Olimpíadas de 1960, em que Gérson, o Canhotinha de ouro, era o principal nome, ainda com 19 anos. O time caiu na primeira fase.
Anos depois, nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, veio a chance do Rei participar, de alguma forma, da cerimônia de abertura. Ele era o mais cotado para ser a pessoa que acenderia a pira olímpica no Maracanã, mas dias antes afirmou que não iria ao Rio por conta de problemas físicos.
As regras que vieram a partir dos anos 1980 flexibilizaram um pouco a participação dos melhores jogadores. Em 1984 e 1988 a regra principal é que os convocados para as Olimpíadas não poderiam ter disputado uma edição da Copa do Mundo. Em 1992, a regra passou a ser que apenas jogadores sub-23 poderiam jogar, com o incremento que, a partir de 1996, cada seleção teria o direito de convocar três atletas mais velhos que a idade estipulada.
Assim, as maiores estrelas dos últimos anos participaram de uma edição das Olimpíadas. Romário, por exemplo, foi prata em 1988, em Seul (Coreia do Sul). Ronaldo levou o bronze em 1996, em Atlanta (EUA), assim como Ronaldinho Gáucho em 2008, em Pequim (na China). Jogou também em Sydney 2000. Neymar foi o grande nome do ouro olímpico de 2016, no Rio, mas já tinha sido prata em Londres 2012.
Entre os estrangeiros, Messi conquistou a medalha de ouro em 2008, dando um show, inclusive na semifinal contra o Brasil. Em 2004, Cristiano Ronaldo esteve nos Jogos, mas não conseguiu levar seu time à segunda fase.
A Olimpíada que perdeu ao não ter tido Pelé, o atleta do século XX e o maior jogador de futebol de todos os tempos.
👀 PESQUISA: FUGYRO NAKOMBI IRAT4
Comentários
Postar um comentário