História da bola: Didi e o primeiro gol do Maracanã

 

Neste dia 16 de junho de 2020 completou 70 anos da inauguração do estádio que é possivelmente o mais famoso templo do futebol em todo o mundo

 
Construído para abrigar jogos da Copa do Mundo de 1950, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi inaugurado num dia 16 de junho de 1950, com um amistoso entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista. Coube ao craque Didi a honra de marcar o primeiro gol da história do gigante de concreto. A construção do Maraca se iniciou em 1948.

 Inicialmente ela envolveu uma briga política entre o na época deputado federal Carlos Lacerda e o prefeito do Rio de Janeiro, Marechal Ãngelo Mendes de Moraes. Depois de ser decidido o local da construção, o projeto aprovado previa um estádio para 155 mil pessoas. 

A construção iniciou em 1948 e durou, obviamente, até 1950. A inauguração do estádio envolvia um jogo amistoso entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista. Na época, o futebol brasileiro tinha como campeonato nacional um torneio de seleções estaduais enquanto os clubes disputavam os campeonatos estaduais.

 Aquele duelo, porém, era apenas um amistoso, quase um pequeno adicional a linda festa feita para inauguração do que na época era o maior estádio do mundo. O duelo teve seu primeiro gol, feito histórico, marcado logo aos 10 minutos do duelo. Coube a Didi, famoso pela "folha seca" e campeão mundial pelo Brasil em 1958 e 1962. 

Curiosamente, o goleiro Osvaldo, que jogava na Seleção Paulista na época, reclamou impedimento na jogada, como contou em entrevista ao portal Globoesporte em 2013. Aquele gol seria apenas o primeiro passo da carreira de um dos maiores e menos reconhecidos craques do Brasil. Ainda no primeiro tempo, Augusto marcou o gol de empate dos paulistas. No segundo tempo, jogando melhor, os visitantes viraram o jogo na etapa final com Ponce de León e Augusto novamente marcando os gols da vitória por 3 a 1, colocando uma água no chopp da inauguração do Maracanã. 

Aquela foi apenas a primeira história de um estádio que viu muita coisa, desde Pelé até Neymar e que hoje vive um dos capítulos mais complicados de sua sua história, sendo vizinho de um hospital de campanha da pandemia do coronavírus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre o Futebol, a Salsicha e o bambu - Parte ''XCIX''

*O futebol é brazuca ou bretão ?

Repost - Aconteceu: O dia em que Nelson Magron quase expulsou Garrincha do Albinão