Repost: F1 vs Indy - qual carro é mais rápido, potente e mais comparações
A Fórmula 1 e a Indy são as principais categorias de monopostos e frequentemente geram comparações. Enquanto a F1 sempre esteve fortemente focada em design e desenvolvimento, a Indy priorizou um grid mais nivelado com orçamentos mais baixos. Revendo as principais diferenças, é possível apreciar igualmente a riqueza das duas categorias.
O fato da velocidade máxima da F1 ser mais baixa pode ser explicado porque suas regras priorizam downforce e velocidades nas curvas.
Os carros de F1 podem acelerar muito mais rápido e estão preparados para perder muito menos tempo nas curvas. Em 2019, a Indy correu no Circuito das Américas, palco do GP dos Estados Unidos, permitindo comparações diretas pela primeira vez. Will Power cravou a pole com uma volta de 1min46s017, com uma média de 185 km/h.
-Quase nove meses depois, na F1, Valtteri Bottas registrou 1min32s029, 14 segundos mais rápido e com a média de 214 km/h.
Desta forma, não faz muito sentido olhar apenas para a velocidade máxima da categoria.
-A Indy dá ênfase à criação de um grid equilibrado, onde todas as equipes usam o mesmo chassi Dallara e podem escolher entre os motores Honda e Chevrolet. Em comparação, a F1 atualmente tem quatro fabricantes de unidade de potência e cada escuderia desenvolve suas próprias peças para os monopostos. Como tal, a competitividade dos carros varia amplamente da frente ao fim do pelotão.
MOTORSPORT/ UOL
Comentários
Postar um comentário