Craques para sempre: Lev Yashin, ''o aranha negra''
Lev Ivanovich Yashin OL - em russo: Лев Иванович Яшин (Moscou, 22 de outubro de 1929 — Moscou, 20 de março de 1990) foi um futebolista russo que atuava como goleiro. Ele também foi vice-presidente da Federação de Futebol da União Soviética. Considerado por muitos como o melhor goleiro da história, está presente na Seleção de Futebol do Século XX.
Apelidado de Aranha Negra devido ao seu uniforme todo preto, era conhecido por seu atletismo, posicionamento, estatura, bravura, presença imponente no gol e reflexos acrobáticos, Yashin ganhou status por revolucionar a posição de goleiro, impondo sua autoridade a toda a defesa.
Com uma presença vocal no gol, ele ditava ordens para seus zagueiros, saía da linha da pequena área para interceptar cruzamentos e também para fechar o ângulo de chute dos adversários, numa época em que os goleiros passavam os 90 minutos de pé na linha do gol esperando para serem chamados à ação. Suas performances causaram uma impressão indelével em uma audiência global na Copa do Mundo FIFA de 1958, a primeira a ser transmitida internacionalmente. Ele vestia da cabeça aos pés o preto aparente (na verdade, muito azul escuro), ganhando assim seu apelido de Aranha Negra, o que aumentou sua popularidade.
- Único goleiro até hoje a ganhar a Bola de Ouro da France Football, prêmio para o melhor jogador da Europa, em 1963, Yashin defendeu as cores da União Soviética em quatro Copas do Mundo (de 1958 a 1970). Quando se aposentou, em jogo-despedida em 1971, a FIFA resolveu homenageá-lo com uma medalha de ouro especial, por sua extraordinária contribuição para o esporte. Foi um entre tantos reconhecimentos que recebeu durante e após a vida, sendo popularmente considerado o melhor goleiro do século XX.
Em 2002, foi escolhido no FIFA Dream Team da história das Copas do Mundo, mesmo que, por ironia, ele jamais tenha sido eleito o melhor goleiro de alguma edição do Mundial.
-Em 1994, ele foi escolhido para a equipe de todos os tempos da Copa do Mundo da FIFA e em 1998 foi escolhido como membro da equipe do mundo do século XX. Segundo a FIFA, Yashin defendeu mais de 150 pênaltis no futebol profissional - mais do que qualquer outro goleiro.
- Ele também manteve mais de 270 jogos limpos em sua carreira, conquistando uma medalha de ouro no torneio olímpico de futebol de 1956 e no Campeonato Europeu de 1960.
Em 1994, quatro anos após sua morte, a FIFA batizou com o seu nome o prêmio dado oficialmente ao melhor goleiro de um Mundial. O Troféu Lev Yashin seria posteriormente renomeado para Luva de Ouro.
Comentários
Postar um comentário