Craques para sempre: Cláudio Taffarel
*Multicampeão, foi o dono do gol da Seleção brasileira por um década
Cláudio André Mergen Taffarel, ou simplesmente Taffarel (Santa Rosa, 8 de maio de 1966), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro.
Atualmente é o treinador de goleiros da Seleção Brasileira.
Reconhecidamente um dos maiores ídolos da história da Seleção Brasileira e considerado por muitos um dos melhores goleiros brasileiros de todos os tempos.
Jogando três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998), Taffarel soma, pela Seleção principal, 104 jogos oficiais e 9 jogos não oficiais, além de seis jogos pela Seleção Olímpica e quatro pela seleção do Pan Americano, somando 123 jogos.
Integra o Hall da Fama da seleção no Museu do Futebol Brasileiro, ao lado de jogadores como Pelé, Zico, Romário e Ronaldo.
Caracterizou-se por ser um especialista em defender pênaltis, ganhando até um bordão do narrador Galvão Bueno, o "Sai que é sua, Taffarel!". Apesar da crença geral que a frase foi criada e repetida pelo locutor devido à colocação perfeita e às defesas difíceis do arqueiro, em entrevista a Pedro Bial o locutor revelou que a expressão fora criada devido ao costume do atleta em não sair de perto da trave do gol, utilizando originalmente a frase para incentivar que Taffarel fosse mais proativo nas partidas. Pertencente a uma família pobre de descendentes de imigrantes italianos e alemães, é natural de Crissiumal e nasceu num hospital em Tuparendi, que na época pertencia ao município de Santa Rosa.
Passou a infância na cidade de Crissiumal, coincidentemente a mesma onde nasceu o também ex-goleiro Danrlei.Começou a jogar profissionalmente no Colorado em 1985 e se tornou ídolo imediato de uma torcida acostumada com goleiros sensacionais como Manga e Benítez.
Taffarel, inclusive, apareceria para o futebol sendo conhecido pelo seu primeiro nome, Cláudio. Muito jovem, marcou presença no Brasileiro de 1986, quando foi uma das revelações da competição. Rapidamente se tornou uma presença nacional de destaque, com sua convocação para seleção sendo praticamente exigida por toda a torcida brasileira devido a suas grandes atuações no Inter.
Foi um dos destaques da final da Copa União de 1987 (equivalente ao Campeonato Brasileiro). No ano seguinte, levou o Inter a mais uma final de Campeonato Brasileiro, ficando com o vice-campeonato pela segunda vez consecutiva.
Deixou o Internacional tendo disputado 24 "Grenais" e sem ter conquistado nenhum título.
PESQUISA: MAGNO MOREIRA
Comentários
Postar um comentário