O que é poluição eletromagnética e como evitá-la na construção de imóveis
A poluição eletromagnética é causada quando há excesso de emissão de ondas deste tipo. Imperceptíveis e invisíveis, elas estão presentes em toda parte e podem, inclusive, alterar o ritmo biológico humano, principalmente o sono e as funções imunitárias e nervosas. Por isso, é importante saber como a construção de imóveis pode minimizar isso a partir de projetos arquitetônicos bem pensados. Fontes de poluição eletromagnética Diariamente estamos expostos a diversos campos eletromagnéticos.
Eles são causados pelas ondas emitidas por aparelhos celulares, antenas de telecomunicação, linhas de transmissão de energia elétrica, equipamentos eletroeletrônicos, antenas de radiodifusão (TV e AM/FM), radares e telefones fixos sem fio.
Os fornos de microondas, por exemplo, são completamente seguros quando desligados.
No entanto, se estiverem com defeitos de vedação, podem emitir radiação.
Riscos para a saúde
Uma das grandes preocupações nesse sentido são as antenas de telecomunicação, principalmente as de celular. Isso porque estudos sugerem a correlação entre a proximidade com essas torres e a ocorrência de óbitos por neoplasia.
Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, insônia, irritabilidade e depressão. Os efeitos, porém, podem variar de pessoa para pessoa e conforme o tempo de exposição.
Dicas para evitar a exposição
Cada vez mais construções saudáveis ganham espaço e importância. E um ambiente com a poluição eletromagnética reduzida faz parte disso.
Nesse sentido, a primeira medida deve ser em relação ao ambiente exterior, verificando se a construção não está perto de subestações de energia, linhas de alta tensão e transformadores.
Para se proteger da poluição eletromagnética emitida por eletroeletrônicos, algumas atitudes são importantes. Entre elas a disposição destes aparelhos em casa.
E é aí que o planejamento arquitetônico entra.
Realizar o aterramento de todas as instalações elétricas
Privilegie móveis e objetos de decoração de madeira e evite o uso de materiais sintéticos e plásticos para reduzir a eletricidade estática do ambiente.
Coloque eletrodomésticos junto a paredes voltadas para o exterior
Celular: deixe em outro cômodo ou a mais de três metros de distância; evite tomadas ao lado da cama
Telefone sem fio: prefira instalar na sala
Roteador de internet: deve ser instalado o mais longe possível das áreas de descanso.
Evite instalar cabos elétricos, fichas ou réguas de energia sob camas, mesas, cadeiras e sofás
Escolha bem a posição da cama e evite colocá-la dividindo parede com equipamentos eletrônicos
Portanto, fique atento e observe estes detalhes na hora de comprar um imóvel ou decorá-lo. Assim, você conseguirá melhorar o ambiente e evitará problemas relacionados à poluição eletromagnética.
https://rkmengenharia.com.br
PESQUISA: MANU MOREIRA

Comentários
Postar um comentário