William Blake
William Blake foi um gravurista, pintor e poeta inglês do final do século XVIII e início do XIX. É considerado um importante representante do Romantismo inglês tanto nas Artes Plásticas quanto na Literatura.
O poeta e artista plástico inglês William Blake nasceu em Londres, capital da Inglaterra, no Soho, famoso bairro londrino, no dia 28 de novembro de 1757.
Nesta cidade ele passou boa parte de sua existência. Seu pai era um próspero comerciante, um produtor no ramo da confecção, enquanto sua mãe zelava pela formação dos quatro filhos.
William dedicou boa parte de sua infância à leitura e ao desenho. Ao completar dez anos ele entrou em uma escola de desenho e passou a produzir estampas em reproduções de imagens de objetos antigos da Grécia, adquiridas pelo seu pai, e a criar ilustrações para poemas escritos por ele mesmo. A Sagrada Escritura era sua mais dileta inspiração.
O artista afirmava ver, desde cedo, anjos e outras figuras celestiais à sua volta, os quais ele reproduzia em sua obra, tanto na pintura considerada de natureza fantástica, quanto em seus poemas ilustrados. Aos quatorze anos, em agosto de 1772, ele se tornou discípulo do célebre estampador James Basire.
Ele permaneceu a seu lado até completar 21 anos, tornando-se graças a esse convívio um exímio artista.
Neste período Blake também iniciou suas pesquisas e obras sobre as igrejas londrinas, especialmente sobre a Abadia de Westminster, com seu estilo gótico, que o impressionava vivamente.
O resultado deste empenho do artista foi a realização de estampas nestes templos, principalmente nesta catedral, trabalho no qual seu talento se desenvolveu de forma acentuada.
POR SUA PESQUISA
PESQUISA: MAGNO MOREIRA
Comentários
Postar um comentário