Fleming ''o pai de 007''

 

Esse intrépido e incauto blogueiro é um entusiasta da obra desse escritor, nascido em 28 de Maio de 1908, Ian Lancaster Fleming (filho do Major Valentine Fleming, morto em combate durante a 1ª Guerra Mundial), foi criado em um clã matriarcal administrado por Evelyn Fleming, que controlava não apenas as carreiras de seus filhos, como suas vidas amorosas. Como James Bond, o autor estudou no tradicional Colégio Eton, complementando seus estudos na Escola Militar de Sandhurst. 

Mais tarde, enfastiado do jargão militar, cursou línguas nas Universidades de Munique e Genebra, com o intuito de ingressar na área diplomática. Fleming, porém, obteve sétima colocação na lista de aprovados para o Ministério, em um ano no qual as vagas limitavam-se a cinco. Para horror de Evelyn e obedecendo a um ímpeto de seu coração, pois odiava a rotina, o pai de 007 tornou-se jornalista, profissão em que rapidamente prosperou: no início dos anos 1930, Ian Fleming já chefiava a sucursal da Reuters em Moscou (Rússia). Em 1945, assumiu a editoria internacional dos Jornais Kemsley. 

A carreira literária se consolidou na década seguinte. Fleming tinha 45 anos quando escreveu a primeira novela de Bond: Cassino Royale, concebida nas palavras do autor como um “atenuante para o choque de ter se casado tão tarde”. Em 1952 Fleming despedira-se das relações fortuitas que marcaram sua juventude e desposara Anne Rothermere, ex-esposa do empresário de comunicações Lorde Northcliffe. “Foi um passo dramático para um solteirão inveterado…

Por isso, inventei Bond como forma de terapia”, disse mais tarde. Recebido com entusiasmo pela crítica (“Fleming mantém seus personagens e incidentes em constante movimento”, observou uma resenha sobre a obra publicada no suplemento literário do Times), o livro narrava o confronto entre o agente secreto 007 – Duplo-0 era o prefixo que concedia-lhe “licença” para matar no cumprimento do dever – e o escroque Le Chiffre, colaborador da inteligência soviética.

POR JAMES BOND BRASIL
PESQUISA: MAGNO MOREIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre o Futebol, a Salsicha e o bambu - Parte ''XCIX''

*O futebol é brazuca ou bretão ?

Repost - Aconteceu: O dia em que Nelson Magron quase expulsou Garrincha do Albinão