Em plena ''guerra fria'' presidente do Brasil prestou homenagem a Che Guevara

 

Jânio Quadros governou o Brasil por apenas 207 dias, de 31 de janeiro de 1961 a 25 de agosto de 1961. Durante esse período, o presidente assumiu uma postura, muitas vezes, polêmica, como na vez que condecorou o revolucionário argentino Ernesto Che Guevara com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

De acordo com o Itamaraty, a homenagem pode ser realizada para personalidades estrangeiras “que se tenham tornado dignas do reconhecimento da nação brasileira”. 

Em 19 de agosto de 1961, a medalha foi entregue a Che, ainda no período da Guerra Fria no mundo. Uma semana depois, Quadros renunciaria o cargo de presidente da República. “Ministro Guevara: v. Exa. manifestou em varias oportunidades o desejo de estreitar relações econômicas e culturais com o governo e povo brasileiros. 

Esse é o nosso propósito também. E é a deliberação que assumimos no contato com o governo e o povo cubanos. E para manifestar a v. Exa, ao governo de Cuba e ao povo cubano, nosso apreço, nosso respeito, entregamos a v. Exa. esta alta condecoração do povo e governo brasileiros”, afirmou Quadros durante a cerimônia.  

           UOL
  
     Pesquisa: Magno Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*O futebol é brazuca ou bretão ?

Repost - Aconteceu: O dia em que Nelson Magron quase expulsou Garrincha do Albinão

REPOST - Pesquisa : Os melhores futebolistas amadores de Cianorte