Re - Repost: Magron, ''o cianortense'' que quase expulsou Garrincha do gramado do Albino Turbay
![]() |
👉Magron é comerciante em Cianorte há quase 50 anos👈 |
O Nelson Magron é um comerciante aqui de Cianorte PR, gosto de ir ao 'seu mercadinho, lá eu e ''o pessoal da bola'', somos muito bem recebidos, Nelson foi árbitro de futebol e já teve a honra de apitar um jogo do Garrincha ... ''peraí que eu explico''...nos anos 70 quando os Milionários estiveram em Cianorte para um jogo festivo diante do C.A.F.E (Cianorte Associação Física e Educativa). Como qualquer partida de futebol, houve a necessidade de um árbitro para conduzir o prélio.
Na oportunidade o Nelson foi ''escalado'' e porque não:(escolhido) pra apitar o jogo festivo no Estádio Olímpico Albino Turbay entre o time de Garrincha e o nosso CAFE. Nada de Maracanã, Morumbi ou Mineirão. A pacata Cianorte dos idos dos anos 70, foi o palco das derradeiras travessuras de Garrincha com a bola nos pés.
Foi na cidade de aproximadamente 10 mil habitantes que o anjo das pernas tortas fezia uma de suas inúmeras saideiras dos gramados, alguns anos antes de morrer.
O orgulho de fazer parte da história de um dos maiores jogadores do futebol mundial está na memória de Nelson Magron que num momento do jogo marcou uma falta a favor do Milionários Futebol Clube, time de Garrincha que nos anos 70 rodava o Brasil para exibições com jogadores conhecidos , no momento da marcação de uma falta para os visitantes, Garrincha pegou a bola , e de maneira sagáz, no futebol também conhecida por catimba, posicionou a bola bem a frente do local onde a falta fora marcada."Magron esboçou uma contração facial para Garrincha e só assim a falta foi cobrada na posição marcada por Magron, - Eu tive que ameaçar Garrincha de tomar um vermelho, só assim o jogo seguiu sem que Garrincha aprontasse uma outra patuscada que poderia valer - lhe uma punição que Mané nunca havia sofrido.
Mané campeão em 1962 |
PS: Mané Garrincha foi expulso na semifinal da copa de 1962, quando o Brasil venceu os chilenos, donos da casa, por 4x2. O botafoguense, que estava arrebentando no campeonato – e marcara dois gols naquela partida – foi para o chuveiro mais cedo após desferir um pontapé em um adversário.
😗Se Magron tivesse expulsado Garrincha no Estádio Olímpico Albino Turbay, a medida teria sido a segunda na carreira de Garrincha, a proeza de expulsar Garrincha em um jogo, acontecera em 1962, no mundial do Chile, a tal façanha futebolística coube ao juiz peruano Arturo Máximo Yamazaki Maldonado.
👍Foto: Araraquara, 1975 - por Campeões do terrão
![]() |
Araquara Sp - 1975 |
Milionários: O Milionários Futebol Clube, da capital paulista foi fundado em 1964, por João Mendes Toledo, na época porteiro da TV Bandeirantes. A curiosidade é que a equipe foi criada no bairro de Fátima, no Rio de Janeiro, se mudando para a São Paulo em 1971.
O grande maestro das pernas tortas, Garrincha fez 500 partidas pelo Milionários F.C., entre essas 500, uma partida foi jogada em Cianorte. O time realizou diversas exibições pelo Brasil. Pela equipe passaram jogadores como: Rivellino, Djalma Santos, Dudu, Serginho Chulapa, Roberto Dias, Adãozinho, César "Maluco", entre outros.
Magno vc merece reconhecimento do esporte cianortense e regional . Vc deu vida a comunicação do esporte em nossa cidade
ResponderExcluir