😁Repost - O que um homem de terno e gravata faz num campo de futebol numa final de copa?
A Final da Copa do Mundo FIFA de 1930 foi disputada pelos finalistas das Olimpíadas de 1928, Uruguai e Argentina. A final foi disputada no Estádio Centenário em 30 de julho. Os portões do estádio foram abertos às oito horas, seis horas antes do pontapé de saída.

Um desentendimento ofuscou a preparação para o jogo porque as equipes discordavam sobre quem deveria fornecer a bola, forçando a FIFA a intervir e decretar que a seleção argentina daria a bola para o primeiro tempo e a uruguaia daria a bola para o segundo.
O jogo terminou 4-2 para o Uruguai (que perdia por 2-1 no primeiro tempo), que acrescentou o título de vencedores da Copa do Mundo para o manto de Campeões Olímpicos, com Jules Rimet, presidente da FIFA, apresentando o troféu da Copa do Mundo, que foi mais tarde batizado com seu nome.
O dia seguinte foi declarado feriado nacional no Uruguai; na capital argentina, Buenos Aires, uma multidão atirou pedras no consulado uruguaio.
O último jogador vivo daquela final, Francisco Varallo (que jogou de atacante para a Argentina), morreu em agosto de 2010.
Arbitragem bem trajada

O árbitro da final da primeira copa foi o belga John L. Langenus, também chamado de Jean Langenus.
Sua arbitragem era marcada pela elegância dos trajes, o que era comum na época. Ele apitava usando terno e gravata, como era praxe na ocasião, e por vezes usando uma boina. Sua arbitragem era caracterizada por ser discreta.
/s3.amazonaws.com/arc-wordpress-client-uploads/infobae-wp/wp-content/uploads/2019/03/21140421/Nestor-Pitana-Fernando-Rapallini-Patricio-Loustau-Arbitros-Copa-America-2019-PARTIDA.jpg)
👀Vestimenta da arbitragem moderna
O tempo passou e o mundo mudou, nos dias de hoje a arbitragem conta com uniformes personalizados.
Por Magno Moreira, atualizada em 2021
Comentários
Postar um comentário