VÍDEOS: A ''Manobra de Heimlich'' pode salvar vidas
Essa ação pode salvar uma vida, Após se detectar que a pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5 pancadas secas nas costas com a base de uma mão. Caso isso não seja suficiente, deve-se preparar para aplicar a manobra de Heimlich, que pode ser feita de 3 formas:
1. Na pessoa acordada
Manobra de Heimlich: o que é e como fazer Esta é a manobra de Heimlich tradicional, sendo a principal forma de realizar a técnica.
O passo-a-passo consiste em:
Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;
Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.
Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, em alguns casos, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e acabar desmaiando. Neste caso, deverá ser feita a manobra adaptada para a pessoa desmaiada.
2. Na pessoa desmaiada
Manobra de Heimlich: o que é e como fazer Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, e com as vias aéreas obstruídas, a manobra de Heimlich deve ser abandonada e deve-se chamar a ajuda médica imediatamente, iniciando-se de seguida as massagem cardíaca do suporte básico de vida.
Normalmente, a pressão causada pela massagem cardíaca também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência. Veja o passo-a-passo para fazer a massagem cardíaca corretamente.
POR TUASAUDE.COM
Comentários
Postar um comentário