Honved, conheça a história desse time
Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique. Em qualquer roda de conversa que estiver, com certeza esses três, ou ao menos dois deles, estarão na lista de maiores clubes do mundo ou numa lista de clubes mais temidos nos tempos atuais. Voltando alguns anos no tempo temos Milan, Liverpool e Manchester United.
Os tempos do futebol mudam rapidamente e o vento já soprou o ar da soberania para times inesperados. Na década de 50, o Real Madrid ou o Barcelona da época era um clube húngaro, o Budapest Honved.
A Hungria não é uma seleção tradicional no atual cenário internacional do futebol. Sua última participação em uma Copa do Mundo foi na de 1986, sediada no México. Porém, na Copa de 1954, na Suíça, a situação era oposta.
A Hungria não só figurava como uma das ótimas seleções da época, como era a melhor seleção do mundo e favorita ao título, tendo inclusive sido responsável pela maior goleada da história das Copas naquele mundial ao vencer a Coréia do Sul por 9 a 0.
Esse panorama histórico da seleção de futebol da Hungria é fundamental para entender a influencia do Budapest Honved para o mundo do futebol.
O clube foi, nada mais, nada menos, que a base daquela seleção de 1954 e assombrava o mundo do futebol naquela época. Em perfis na internet, o clube tem alcunhas de “o avassalador time de Puskas” ou “mitológica equipe da década de 50”.
TORCEDORES.COM
PESQUISA: SARAH ALICE SALES DE MORAES
Comentários
Postar um comentário